segunda-feira, 6 de agosto de 2018

Dick Tracy

Dick Tracy surgiu em outubro de 1931, nas páginas dominicais dos jornais americanos, criado por Chester Gould, então com 31 anos, que começou sua carreira como desenhista esportivo. No domingo seguinte, outra prancha foi publicada. No entanto, a origem do nosso herói de fato iniciou-se na primeira tira diária (em preto e branco) em outubro de 1931, publicada no New York News. 
Naquelas primeiras tiras diárias, Dick (o nome "dick" também é gíria para detetive) entrou para a polícia após o assassinato do pai de sua noiva, Tess Trueheart, morto por bandidos covardes. Este primeiro episódio durou entre 04/10/31 a 13/11/31.
Joseph Medill Patterson era o herdeiro de uma dinastia que, desde 1855, publicava o jornal Chicago Tribune e em 1919, havia incluído entre suas publicações o primeiro tabloide do país, o New York Daily News, inicialmente denominado New York Illustrated News. Para combater os outros magnatas da indústria, ele dispunha do Chicago Tribune Syndicate, que, junto com o King Features Syndicate, de William Randolph Hearst, foi responsável pela disseminação durante décadas de muitas das mais famosas e conhecidas histórias em quadrinhos que circularam em jornais do mundo inteiro. 
O Capitão Patterson, como era mais conhecido, tinha uma preocupação destacada com tudo o que dizia respeito ao gosto do público norte-americano, principalmente no que se referia às histórias em quadrinhos. Ele não apenas acompanhava atentamente o material que publicava, como também interferia com idéias, sugestões de mudanças e adaptações nos roteiros, além de propor temas ou personagens para séries específicas. Muitos quadrinistas apresentavam a ele o seu trabalho, esperando que lhes abrisse a porta para a fama e o sucesso. Entre eles, Chester.
Durante semanas e semanas seguidas, ele enviou amostras de histórias em quadrinhos de todos os gêneros, sempre acompanhadas por uma carta em que manifestava a sua confiança em poder criar uma personagem de sucesso. Fez isso durante vários meses, até que um dia, no final de agosto de 1931, recebeu um telegrama do Capitão, solicitando que o encontrasse em Chicago alguns dias depois, para discutirem uma das últimas personagens submetidas. Eles se encontraram, sua história em quadrinhos foi finalmente aceita e acabou se tornando um dos maiores sucessos do gênero em todos os tempos.
Dick Tracy estava presente nos jornais diariamente: de segunda a sábado, em tiras (em preto e branco), e aos domingos, em páginas coloridas. A aventura que se via na tira era a mesma da página dominical, mas publicada independentemente uma da outra (as tiras e as dominicais não eram interligadas). Assim, os leitores que acompanhassem apenas as tiras em P&B não precisavam ler as dominicais para entender a trama e vice-versa.
O nome do herói foi sugerido pelo editor Joseph Patterson, do Chicago Tribune (Chester, a princípio, queria batizá-lo de "Plainclothes"). No início, Dick não tinha, ainda, aquele nariz aquilino que é sua característico fisionômica principal, e atuava numa cidade anônima, que mais tarde se revelou Chicago. 
Como bem notou uma revista da EBAL, Gould revolucionou praticamente o mundo das HQs, incluindo o suspense como elemento importante no enredo. Seu traço, quase de caricatura, é muito original. E algumas de suas 'invenções' já foram, até, aproveitadas industrialmente.
Gould contava com os colaboradores seu irmão Ray Gould (letras) e Coleman Anderson (que desenhava os fundos/cenários). O outro irmão de Chester, Will Gould, era autor de outra tira, "Red Barry".
O resto foi o que se viu. Os leitores cresceram ao ponto de chegar ao recorde máximo de cem milhões. Todo mundo leu as aventuras de Dick Tracy, desde pessoas pobres até presidentes. Ocasionalmente, Roosevelt era incapaz de aguentar o suspense até o fim enquanto esperava pela solução do caso enfrentado por Tracy. Quando sua impaciência era muito grande, o presidente telefonava para o Sindicato dos Jornalistas e perguntava pelo final da aventura. J. Edgar Hoover o tinha como herói favorito.

Além de ser um bom contador de histórias e incorporar técnicas de investigação em sua tira de quadrinhos, Gould apresentou inúmeras invenções que, na história, foram usadas para o bem ou para o mal (quando nas mãos erradas). Mas proporcionaram uma base para uma evolução futura e, o mais importante, estabeleceu modelos para utensílios para policiais contra o crime.

Rádio de pulso bidirecional
Radio de pulso. Mesmo nas piores condições, Tracy pode contar com o Rádio de pulso de 2 vias.
Origem: janeiro de 1946
Predecessor de: Comunicação policial (1958); O uso de "fios" para garantir evidências; Telefones celulares; Computadores de bolso

Câmera de vigilância portátil
O design desta câmera, superam os obstáculos criados pela curvatura da Terra. Esta máquina irá televisionar por 1000 milhas. 
Origem: setembro de 1948
Predecessor de: Configurações de câmeras em lojas de varejo e bancos (1956); Segurança doméstica

Circuito fechado de TV policial
A primeira conexão de teste entre três cidades, Detroit, Chicago e Nova Iorque permitirá que as vítimas vejam suspeitos nessas cidades acelerando a identificação suspeita.
Origem: janeiro de 1953
Predecessor de: Linha real da polícia (1954)

"Pickup" eletrônico de número de telefone
Tracy pode localizar o paradeiro de criminosos usando essa maravilha da engenharia.
Origem: novembro de 1954
Predecessor de: ID do chamador

Flattop Jr.'s Car
Desenhado por Flattop Jr. para manobras evasivas e confortos de vida.
Origem: abril de 1956
Predecessor de: Muitas vans motorizadas (casas móveis) contêm as comodidades encontradas no carro da Flattop Jr. e são consideradas como equipamentos padrão.

Cupê do espaço magnético
A nação que controla o magnetismo controlará o universo.
Origem: setembro de 1962
Predecessor para: Desembarque real da lua (20 de julho de 1969); A propulsão magnética está sendo trabalhada, mas ainda não é considerada como um meio viável de viagem espacial.

Carro de ar magnético
Um carro com dois lugares pairando no ar.
Origem: outubro de 1966
Predecessor de: Um carro aereo magnético totalmente fechado de 2 homens, à prova de bala, desenvolvido em 1973 por Diet Smith.

2 comentários: