segunda-feira, 6 de agosto de 2018

Os benefícios de jogar RPG

Criatividade e imaginação: isso se inicia com a criação de personagens em uma mesa. Você deve construir as habilidades do personagem e as encaixar com seu background (a história daquele protagonista ANTES do jogo). Desenvolver uma personalidade e tomar decisões são partes fundamentais disso também.
Tudo isso sem um roteiro. As falas, gestos, manias, atitudes, tudo de forma improvisada, ou ao menos, elaborados pelo jogador. Isso também deve ser estimulado pelo narrador. Essa pessoa constrói todo um universo ao redor dos personagens. Cheio de terror, ação, aventura, magia, suspense, romance, ficção, e toda a sorte de enrascadas – que ficam a critério e gosto de quem escreve a história.
Isso estimula muitas vezes as pessoas a falar em público, der ideias inovadoras, aprender a fazer uma boa argumentação, além de saber contar histórias, são algumas características que os jogadores após jogarem partidas de RPG.
Vários famosos jogaram RPG como: George R. R. Martin, Steven Coldberg, Matt Groening, Robin Williams, Vin Diesel entre outros.
Trabalho em equipe: na década de 80, o co-criador de Dungeons & Dragons, Dave Arneson, tinha o costume de inserir seu jogo em salas de aula nos Estados Unidos. Assim, ele funcionaria como uma ferramenta pedagógica. Isso estimulava a interação de alunos entre si, mesmo aqueles mais quietos ou isolados. 
Quebrando com isso as barreiras do preconceito, da exclusão, do machismo, entre outras coisas que vemos nos dias de hoje. Independentemente de sua classe social, sexualidade, etnia, religião, entre outros fatores, o RPG pode ser jogador por qualquer pessoa.
Estratégia e matemática: um narrador, desde o começo do jogo, deve exercer uma grande quantidade de habilidades. Podemos citar algumas como liderança, planejamento, organização, conhecimentos gerais, tomar decisões, além de outras relacionadas ao lado social e intelectual.
Além de tudo isso, o jogo exige que todos (jogadores e narrador) tenham um mínimo conhecimento em matemática. Pois normalmente ele necessita sim usar todas os quatro tipos de cálculos fundamentais. Em especial, quando se usa as regras estabelecidas dentro do RPG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário