segunda-feira, 6 de agosto de 2018

Ciborgue

"Boyaah!"
-Victor Stone
Victor Stone é um jovem, metade homem, metade máquina que se tornou herói da DC. Sua história trata muito sobre solidão, aceitação e conflitos internos. Um acidente lhe causou seu atual estado, mas também lhe trouxe a chance única de se tornar um dos maiores heróis da editora. Passando pelos Jovens Titãs e chegando a Liga da Justiça atualmente.
Foi criado em 1980, por Marv Wolfman e George Pérez, para estrear sua nova revista DC Comics Presents junto aos Novos Jovens Titãs.
Em sua primeira história de origem, Victor já era uma criança extremamente inteligente. Que era cobaia dos seus pais cientistas. E não eram presentes em sua vida. Ele começava a se envolver com gangues e brigava por qualquer coisa. 
Ele vai até os laboratórios dos pais. Quando entra no lugar, uma experiência dá muito errado. Causando um acidente gravíssimo. Uma criatura de outra dimensão atravessa um portal criado pelos pais de Victor e mata a mãe dele. Além de atacar o jovem que tem metade do seu corpo destruída.
Seu pai consegue fazer o possível e salva seu filho. Ele implanta uma tecnologia que seria implantada em soldados com o corpo destruído devido a guerra. 
Ele consegue, através dessa forma, se comunicar com qualquer tecnologia. Inclusive as de origem alien. Nos Novos 52 mesmo ele usa isso para se conectar a Caixa Materna. Um tecnopata mesmo. 
Ele pode alterar as formas das próteses como quiser praticamente. Podendo transformar seu braço em uma metralhadora, uma ferramenta mecânica, um canhão, um scanner, ou outra coisa que a mente de Victor quiser.
Além de poder voar, tem velocidade e força acima do comum. E nos Novos 52 consegue abrir portais extra dimensionais. 
Ele nunca mais seria um humano comum. E nem poderia viver como um atleta que era antes. Não podendo esconder seu aspecto, pois ele não é um ser comum. Sendo que Bruce Wayne e Clark Kent, são as identidades secretas de Batman e Superman respectivamente, no caso de Stone ele não pode esconder isso. 
E isso cria um certo preconceito. Pois ele não é mais visto como algo que escolheu. Mas como um monstro, um acidente, uma máquina acima de tudo.
A sua transformação em um homem-máquina não foi muito bem vinda. Assim que acordou e viu seu corpo reconstruído, Cyborg se voltou contra seu pai e disse que preferia que ele o tivesse deixado morrer. As mudanças em Victor não foram apenas em sua aparência, mas também psicológicas. Não mais era o atleta confiante, agora tinha uma insegurança e medo de ser rejeitado pela sociedade.
Antes do reboot dos Novos 52, o primeiro grupo de heróis a acolher Stone foi os Jovens Titãs. Inicialmente, Victor só se juntou ao Titãs para ter o apoio de um grupo de gente estranha como ele. Contudo encontrou muito mais que isso, e fez amigos que viam muito além de suas próteses. Foi junto de Robin, Estelar, Mutano e Ravena que Ciborgue se aceitou como um herói.
Na história dos Novos 52 sua origem é bem diferente. Victor Stone é uma criança prodígio que é filho de Silas Stone. Mas o jovem seguiu seu próprio rumo e se tornou um jogador de futebol americano. Contrariando seu progenitor, obviamente. 
Só que em determinado momento, enquanto os dois estão juntos, uma Caixa Materna explode e isso fere mortalmente Victor. Quando isso ocorre, seu pai o leva para a Sala Vermelha dos Laboratórios Star de Chicago. Aquele era o lugar onde colocavam artefatos de origem alienígena. E implantam uma tecnologia nano no corpo de seu filho. 
Um dos grandes heróis da saga Flashpoint, era Ciborgue. Já que o Superman não existia nos Estados Unidos (ao menos, ao que parece), quem ocupava esse cargo de símbolo do país era Victor. Reunindo os heróis sob seu manto. 
No final de uma história depois do reboot, ele descobre que seu corpo evoluiu ao ponto de simular um corpo humano. Mas ele prefere se manter como um ser com aparência mecânica. Ele se aceitou como ele realmente é. Um herói e uma pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário