segunda-feira, 6 de agosto de 2018

As tropas dos lanternas


A DC criou originalmente os Lanternas Verdes, com Alan Scott, personagem que tirava seus poderes de fontes místicas. Mas após isso, essa tropa começou a ter sua história contada por heróis como Hal Jordan, Kyle Rayner, entre outros, que tinham ligação com poderes espaciais. Enveredando para uma área de ficção científica. Desde então, esse grupo de patrulheiros espaciais tem protegido o universo, e até, o multiverso. Aqui trataremos de cada uma das tropas dos lanternas... Mas não só os Lanternas Verdes.
Três fatos importantes é que cada tropa tem:

-Um juramento, que deve seguir e que faz seus anéis serem recarregados diante da bateria;
-Uma entidade que é a fonte de seus poderes;

-E um espectro emocional que guia seus poderes e os fortalece.
Teoricamente, cada emoção gera uma frequência energética baseado em uma parte do espectro luminoso. Ou seja, cada cor é específica para cada emoção. Sendo assim, cada uma dessas energia de uma determinada cor fornece poderes a uma tropa específica de lanternas. 
E quando mais no extremo do espectro emocional essa cor esta, mais difícil é controlar essa energia.
Caçadores Cósmicos: Os Guardiões, antes de criar a Tropa dos Lanternas Verdes, criou uma tropa de androides. Os Caçadores Cósmicos. Porém, Krona, um Guardião do Universo, renegado, corrompeu esses seres. E por isso eles acabaram com todo um setor do universo 666. Só sobrando CINCO seres naquela "área" do cosmo. Então eles desmancharam os Caçadores Cósmicos.

Tropa dos Lanternas Verdes (Cor: verde / Espectro emocional: vontade): Eles ficam no centro dos espectros emocionais. 
Os Guardiões do Universo, uma raça extremamente antiga, canalizou a luz verde para criar essa tropa. E normalmente nomeavam para essa tarefa seres com grande força de vontade. Eles funcionam como uma polícia intergalática. Podendo materializar qualquer pensamento seu em luz sólida, com aspectos esmeraldas. Esse poder é chamado de construto. E eles podem ser qualquer coisa que o portador dos anéis quiser.

Assim como outros Lanternas, eles recarregam seus anéis com uma bateria, que lembram as antigas lanternas de ferroviários. Sendo que cada membro tem uma dessas lanternas que é alimentado por uma central. Que fica no planeta Oa, lar dos Guardiões do Universo. 
"No dia mais claro, na noite mais densa
Nenhum mal escapará à minha presença
Todo aquele que venera o mal há de penar
Quando o poder do lanterna verde enfrentar."

Tropa dos Lanternas Amarelos ou Tropa Sinestro (Cor: amarelo / Espectro emocional: medo): Um dos maiores heróis dentro da Tropa dos Lanternas Verdes era Sinestro. E ele também foi sua maior derrota.
Ele foi, por certo tempo, o instrutor de Hal Jordan. Mas mesmo sendo um herói, ele acreditava que a paz só seria alcançada através da ordem, e a ordem seria alcançada através da força. E da imposição. O próprio Sinestro fez uma ditadura em Korugar, seu planeta natal. Por isso ele foi preso, depois mandado para um universo anti-matéria. Lá ele fez um acordo com os armeiros do planeta Qward. Estes fizeram a ele um anel feito do terror de um mundo inteiro, prestes a morrer. Um anel amarelo, que usava o medo.
Lembrando que o espectro amarelo é o ponto fraco dos Lanternas Verdes. Pois o medo é o inimigo da vontade. E que Sinestro não é um cara maligno simplesmente, mas alguém que quer a ordem. Mas que não mede as consequências para isso.
Os construtos dos Lanternas Amarelos são formados pelo medo de seus adversários. 
"No dia mais sombrio, na noite mais brilhante,
Sinta seus medos se tornarem uma luz cortante.
Todo aquele que o correto tentar barrar
Arderá em chamas quando o poder de Sinestro enfrentar"
Tropa dos Lanternas Vermelhos (Cor: vermelho / Espectro emocional: raiva): Após a destruição dos Caçadores Cósmicos no setor 666, um dos sobreviventes, Atrocytus, queria vingança. Já que lhe retiraram tudo, desde sua família até seu planeta. Só possuindo então, a raiva e ódio. Ele saiu de Ryut, em busca de um modo de aplacar sua fúria. Com isso em mente, ele e os outros sobreviventes se tornaram terroristas no universo. Tentando destruir os Guardiões do Universo. Porém, foram presos.
Depois disso, eles escaparam, e Atrocytus usou o sangue daqueles seus companheiros. Junto com todo o ódio que nutria, e tudo isso que fez antes, ele fez um ritual que fez nascer uma bateria vermelha. 
Quando o anel escolhe seu usuário, o coração da pessoa para. E o anel vermelho passa a controlar o ser. Seu sangue é substituído por um plasma vermelho de puro ódio. Esse plasma pode ser usado como napalm! Como ele fica muito no extremo do espectro emocional é difícil de ser controlado. 
Geralmente, quando um Lanterna Vermelho deixa de ser membro da tropa ele morre. Quem consegue desligar um Vermelho de seu anel é um Lanterna Azul.
"Com sangue e ira de um vermelho ardente
Arrancado à força de um cadáver ainda quente
Somado ao nosso ódio que arde infernal
Queimando a todos... Eis o destino final!"
Tropa dos Lanternas Azuis (Cor: azul / Espectro emocional: esperança): Quando Ganthet e Sayd foram exilados dos Guardiões do Universo por demonstrarem emoções, eles escaparam para o planeta Odym, onde fundaram a Tropa dos Lanternas Azuis. Eles acreditavam que não só a vontade poderia proteger o universo, mas também a esperança.
A Tropa dos Lanternas Azuis busca a paz por meios puros e evitando conflitos. O Anel Azul é capaz de fortalecer o Anel Verde. Além disso, na presença de um Lanterna Verde, os Lanternas Azuis podem usar um modo ofensivo. Tecnicamente, eles são os mais fortes e mais fracos dos anéis. Já que funcionam bem em simbiose com os anéis verdes
E podem descarregar os anéis amarelos. 
"No dia de horror, na noite homicida,
Com o coração aquecido minha alma Ilumina
Quando a Guerra da Luz parecer perdida,
A esperança brilha nas estrelas acima!"
Agente Laranja (Cor: laranja / Espectro emocional: avareza): Ela é talvez a mais incomum. Pois essa "tropa" é formada por um único ser. O exército de um homem só, literalmente.
Larfleeze é conhecido como o Agente Laranja, que tem o poder de transformar todos aqueles que matar em "avatares". Ele consegue roubar as personificações daqueles que assassinou e usar construtos deles, caso estes manipulassem anéis. Uma "Tropa de Lanternas Laranjas" controladas por um só ser.
O anel não escolhe seu portador por afinidade emocional. Mas sim, ele força o usuário a seu uso, o tornando mais egoísta. Basicamente ele funciona como um parasita e outro anel com uma característica assim é o anel índigo. 
"Com a cobiça e avareza queimando a frente,
Aceite o anel e se junte com a gente,
Da raça mesquinha ao poder final,
De luz laranja para a noite mais densa primordial."
Existe uma variação mais simples:
"O que é meu, é meu
E meu e meu e meu
E meu e meu e meu
E não seu!"
Tribo Índigo (Cor: índigo / Espectro emocional: compaixão): Eles não são chamados de Lanternas, mesmo que na prática eles sejam, pois usam a força de um espectro emocional.
No planeta Nok, um grupo de violentos explorados aprisionou os moradores locais. Quando Abin Sur  (o mesmo que concedeu seu anel para Hal Jordan depois de sua morte) chegou ao planeta, ele se aliou a um nativo, Natromo, para lutar pela liberdade dos indígenas.
Nas profundezas do planeta Nok, eles conheceram os poderes da luz Índigo da Compaixão e forjaram armas para confrontar os invasores.
Depois que os conquistadores foram derrotados, Abin Sur e Natromo aprenderam a controlar o poder da luz Índigo e forjaram um anel.
Apenas depois de alguns anos a Tribo Índigo foi, de fato, formada. Abin Sur levou a prisioneira Iroque até o planeta. Iroque havia assassinado a filha do próprio Abin Sur, mas em vez de se vingar da criminosa, ele decidiu oferecer uma nova chance a ela. Ao usar o Anel Índigo, o coração de Iroque se encheu de compaixão e ela passou a espalhar essa força pelo universo. Ela passou a ser chamada de Indigo-1.
Diferente das outras tropas, a Tribo Índigo utiliza cajados em vez de anéis. Seus poderes tem as capacidades de emular dons de outros anéis. Eles possuem um dialeto próprio e seu juramento jamais foi traduzido. 
A tradução de Nok seria algo como "Que a compaixão esteja com você". O poder índigo força as pessoas a compaixão, assim como o espectro laranja faz. 
"Tor lorek san, bor nakka mur,
Natromo faan tornek wot ur
Ter Lantern ker lo Abin Sur,
Taan lek lek nok... Formorrow Sur!"
Safiras Estrelas (Cor: violeta / Espectro emocional: amor): As Zamaronas eram uma tribo de guerreiras e parceiras dos Guardiões do Universo, porém, quando os Guardiões abdicaram a qualquer tipo de emoção, as Zamaronas se viram obrigadas a sair de Oa e se abrigaram em um novo planeta, que chamaram de Zamaron.
No planeta, elas descobriram cristais que absorviam a energia violeta do amor e resolveram formar um exército de guerreiras para impor o amor pela galáxia e se vingar dos homens.
Todos podem integrar as Safiras Estrelas, mas, para isso, precisam ter o coração dominado pelo amor ou ter perdido a grande paixão de sua vida. No entanto, a grande maioria dos homens não se prova digna. Assim, a Tropa das Safiras Estrelas é composta, basicamente, por mulheres.
Uma de suas características é que elas podem se teletransportar para perto de seu amor, ou o verdadeiro amor de alguém.
"Pelos corações perdidos e cheios de horror
Que na noite mais densa choram solitários de dor
Aceite nosso anel e ajude a combater o terror
E a tudo conquistar com a Luz Violeta do Amor."
Tropa dos Lanternas Negros (Cor: preto / Espectro emocional: morte): O Livro de Oa, dos Guardiões do Universo, possuía uma antiga profecia que dizia que algum dia chegaria A Noite Mais Densa e um novo espectro de energia surgiria para dizimar o universo: a Morte.
Mão Negra era um antigo inimigo de Hal Jordan que havia matado toda sua família e cometido suicídio. Ele foi ressuscitado por Scar, um Guardião traidor, e recebeu um anel negro.
Utilizando o crânio do cadáver de Bruce Wayne, Mão Negra foi capaz de construir vários outros anéis. Ele ressuscitou os mortos e os transformou em uma espécie de zumbis, alimentando-os com a energia da morte.
Não existe uma entidade que rege a morte, até porque ela não faz parte do espectro emocional, por assim dizer. No entanto, acredita-se que Mão Negra e Nekron sejam dois seres diferentes que compartilham a mesma energia da morte e Mão Negra funciona como uma espécie de Avatar de Nekron em nossa realidade.
"No alto dos céus A Noite Mais Densa desponta,
Enquanto a luz morre a escuridão toma conta,
Almejamos seu fim e miramos seu coração,
Pela minha mão negra os mortos se erguerão!"
Tropa dos Lanternas Brancos (Cor: branco / Espectro emocional: vida): A Tropa dos Lanternas Brancos surgiu ao final da Noite Mais Densa, quando as Sete Tropas tiveram de se unir para enfrentar a ameaça dos Lanternas Negros.
Sinestro conseguiu se unir a Entidade da Vida e se tornou o primeiro Lanterna Branco. Ele acreditava que estava destinado a ser o grande salvador do universo.
No entanto, a Entidade logo procurou Hal Jordan que, como Lanterna Branco, foi capaz de criar vários anéis que foram para alguns heróis que estavam utilizando anéis de outras cores - como o Flash e a Mulher-Maravilha - e até mesmo outros que já estavam mortos. Assim surgiu a Tropa dos Lanternas Brancos.
Um Lanterna Branco pode usar os poderes de quaisquer outras cores dos espectros emocionais.
Infelizmente o juramento dos Lanternas Brancos nunca foi revelado nos quadrinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário