segunda-feira, 6 de agosto de 2018

Tintin: o repórter belga

"De Bruxelas! Foi onde eu nasci!"
-Tintin
Tintin (no original em francês, Les aventures de Tintin) foi criado por Hergé em 1929, com 62 páginas cada história. O autor usava uma equipe de pesquisadores para poder desenhar cada país como eles eram exatamente. Do mesmo modo que fazia o autor Julio Verne. Não só com relação aos trajes típicos de cada lugar, mas também as montanhas, rios, lagos e cidades. Isso era tão exaustivo, que tudo demorava quase um ano para estar pronto. Em 76 anos de vida, Hergé desenhou quase 30 histórias de Tintin. Algumas como Tintin no País dos Sovietes, são raríssimas. A razão disso é que o autor misturava muita política em suas histórias, no caso dessa história antes citada, ele fez uma história anticomunista, mas depois se arrependeu.
Em Tintin no Congo, outro exemplo de suas falhas na narrativa, mostrou os negros nativos como "bebês crescidos". Isso lhe rendeu acusações de racismo em sua obra. Desde então, sempre tentou fazer Tintin ser mais respeitoso com os povos que conhecia. 
Hergé fez seu último álbum em 1958. E depois de aposentar o personagem, foi conhecer os países que havia desenhado. Ganhou diversos prêmios quando foi em cada um. 
Seu nome real era George Remi. Nasceu em 1907, num subúrbio de Bruxelas, capital da Bélgica. Aos 11 anos, entrou para os escoteiros. E seu personagem levava muito dos conhecimentos de Hergé. Faleceu em 1983.

"Com mil milhões de raios e trovões! Seu verme de creme de emplastro a base de idiotices!"
-Capitão Haddock
As histórias se focam em Tintin, um jovem jornalista que viaja pelo mundo, não só para fazer reportagens, mas para resolver mistérios, salvar amigos e fazer pesquisas científicas. Já foi para todo quanto é lugar: do fundo mar até o lado escuro da Lua! Visitou a África, o Oriente, o Egito, a Austrálias, as Américas, sem contar ilhas que nem existem. Conheceu como inimigos índios, descendentes incas, guerrilheiros, conspiradores, gangsters, bandidos, além do próprio Yeti, o abominável homem das neves!
Entre seu círculo de amigos ele tem: Milu, um cãozinho branco extremamente inteligente e que muitas vezes salva Tintin de apuros; Capitão Haddock, um exímio marinheiro e companheiro leal, mas que não larga sua bebida. Mas é extremamente bravo e ranzinza; Professor Girassol, um dos maiores cientistas do mundo, mas que tem um grave problema de audição que não admite de modo algum.
Eles muitas vezes tem o apoio dos detetives Dupond e Dupont. Sempre se disfarçando com roupas tão patéticas, quando uma criança de oito anos! Certa vez se disfarçam com roupas de marinheiro... Dignas de uma mistura de Kiko com Pato Donald. Eles sempre repetem a fala um do outro de forma diferente... Mas é a mesma coisa sempre!
Entre os vilões temos Rastapopoulos, com seu braço direito Alan. Sempre sendo bem frequente nas histórias. Isso quando não enfrentam seres que parecem ter origem paranormal ou sobrenatural. 
Isso sem contar com um elenco de apoio como a cantora de ópera Madame Castafiore, o vendedor de seguros Serafim Lampião, o português Senhor Oliveira e seu amigo chinês Tchang.

"Nós somos prisioneiros!" (Capitão Haddock
"É verdade, eles são muito hospitaleiros." (Trifólio Girassol
Tintin mora em uma cidade inspirada em Bruxelas, cidade natal de Hergé. Na animação da Nelvana, é Bruxelas mesmo. Na verdade, Hergé seria a leitura das duas iniciais de seu nome (George Rémi) ao contrário.
No começo da Segunda Guerra Mundial, a Bélgica foi invadida pela Alemanha. Hergé tinha como único sustento seus desenhos. Então ele deve que publicar suas histórias no jornal Le Soir, o único autorizado a funcionar naquela época. Apesar de Belga, esse impresso apoiava a Alemanha nazista. Por conta disso, muitos diziam que Tintin seria um personagem que fazia propaganda nazista. Sem nenhum motivo, até onde se sabe.
Os lugares fictícios criados por Hergé para as histórias, surgiram devido a influência da National Geographic.
Tintin foi inspirado em um personagem real. Em 1928, um jovem Palle Huld, ganhou um concurso do jornal dinamarquês Politiken. Com isso, ele viajaria por todo o mundo com tudo pago. Tanto que escreveu um livro Volta ao Mundo em 44 Dias por Palle. O que inspirou Hergé.
Seu nome e características físicas, estes eram inspirados na criação de Benjamin Rabier, Tintin Lutin. Seus traços são muito parecidos mesmo. 
Hergé começou a publicar Tintin em 1929, por um caderno belga chamado O Século XX. E suas histórias seriam publicadas depois em albuns que lançaram a fama seu personagem. Vendeu mais de 200 milhões de cópias, sendo traduzidos para mais de setenta idiomas!
Seu último album foi Tintin - L'Alph-Art.
Existem oito filmes baseados em Tintin, dois deles com atores reais. O último foi produzido por Steven Spielberg e Peter Jackson. Aliás, Spielberg admite que Indiana Jones bebeu bastante do personagem. Além da animação da Nelvana, que descreve boa parte dos albuns do jornalista belga. Um detalhe legal, é que Hergé sempre aparecia nos desenhos animados, como uma homenagem da companhia pela obra do autor. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário